Ancestralidade

Padrão

Dizem por aí que hoje é o Dia dos Avós. E parece que tem sido assim por uns bons anos já sem que eu me tenha dado conta. Então eu tirei uns minutos do meu dia pra pensar neles: nos meus, nos seus e no papel dos avós nas nossas vidas. Hoje, tenho apenas uma avó que ainda convive conosco. Os demais três já se foram há mais tempo do que eu gostaria – especialmente os avôs, dos quais tenho poucas lembranças. Mas eles ainda vivem, e isso não tem a ver com a crença em outras vidas, outros planos ou qualquer coisa do tipo (isso é assunto pra outro post!).

Eles vivem nos meus pais, nos meus tios, nos meus primos, irmãos e em mim. Não apenas geneticamente, mas também em seu modo peculiar de ver e viver a vida, de encarar o mundo, suas crenças e toda sua força que os fizeram viver o tempo que viveram e nos fazem chegar hoje até aqui. Independentemente das pessoas que foram – uns mais sérios, carrancudos, outros mais debochados e brincalhões –, é graças à força deles estamos aqui. Essa obviedade do assunto não faz dele algo menos relevante.

Elis dizia que a dor dela era perceber que, apesar de tudo que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais. Mas foram eles e os pais dos nossos pais que nos trouxeram até aqui. E antes disso, os pais deles e assim por diante. E a eles, eu sou grata por viverem da forma que o fizeram.

A nossa ancestralidade parece ser um assunto cada vez mais esquecido por nós. Tenho a sensação de que se percebe o mundo como algo pronto, e não pensar sobre estas questões nos afasta da nossa essência como humanos. Saber de onde viemos e tomar a consciência que somos (também) fruto disso, nos dá a sensação de continuidade e força para seguir em frente.

Aos meus avós, minha eterna gratidão.

 

Por Carrô.

»

  1. Me fez pensar nisso de uma maneira que nunca tinha pensado.
    De óbvio, não vi nda no seu texto.
    Delícia como sempre.
    Quero ser sua amiga até sermos vovós. <3
    Max

Deixe uma resposta

