O homem do sapato de almofada

Padrão

Eu o conheci. Na verdade era um cara, não exatamente um homem. Não sei porque ainda faço distinção entre essas definições, mas para esse cara, o cara de sapato de almofada, eu aplico cara e não homem. Ele mora por Gràcia, um bairro (onde eu não moro) aqui de Barcelona muito charmoso, movimentado e cheio de gente normal e gente diferente.

Eu o conheci num dia em que fui a uma das poucas lavanderias “self-service” daqui, que nem fica tão perto de onde eu moro.  Lotei de roupa nosso carrinho de fazer compras, peguei o metrô e me perdi para chegar a uma praça que já tinha visitado algumas vezes, a Plaza del Sol.

Ela tem um pátio bem grandão e por toda sua volta há restaurantes, barzinhos e esta lavanderia, onde ninguém trabalha, só você. E você ainda paga para isso. Se você precisa de ajuda, tem um telefone de emergência. Sim, de emergência, porque se A Bolha resolve te atacar, você precisa de um telefone de emergência, claro. Eu estive nesta lavanderia por quatro horas neste dia. Na verdade, estive fora dela, embaixo do sol delicioso da Plaza del Sol, esperando que as máquinas gigantes trabalhassem por mim.

Nesse meio-tempo, entre muitas músicas, parágrafos ignorados e movimento em volta de mim, o cara do sapato de almofada se aproximou. Ele usava um chapéu panamá, uma camiseta azul, um lençol amarelo (que só cobria a parte da frente) e um vermelho (que cobria a parte de trás) amarrado na cintura, também usava calça, mas não consegui ver de que cor, tinha um cabelo que era um tufo, black power, e parecia que o chapéu tinha sido encaixado ali com super-glue (como eles chamam Superbonder aqui!). Mas nada disso chamou tanto minha atenção como seus sapatos, ou melhor, as duas almofadas que levava embaixo dos pés, amarradas por dois panos verdes. Sim, era um sapato de almofada. Ele se aproximou e a conversa fluiu em inglês, espanhol e muito sotaque indefinido:

  • Cara do sapato de almofada: Buenos días
  • Eu: Buenos!
  • CSA: Você mora no bairro?
  • Eu: Não. E você?
  • CSA: Sim. Há quase seis meses. Eu gosto daqui.
  • Eu: Eu também! E nem moro aqui.
  • CSA: Você gosta de Barcelona?
  • Eu: Sim. E você?
  • CSA: Sim. De onde você é?
  • Eu: do Brasil.
  • CSA: Brrrrrrésil? (com um sotacão francês)
  • Eu: Ouie. E você?
  • CSA: de Parrí!
  • Eu: Legal!
  • CSA: Você gosta do sol?
  • Eu: Amo! E você?
  • CSA: Eu também. E da praia, você gosta?
  • Eu: Amo! E praia com sol, ainda mais!
  • CSA: Eu também! Você já passou bastante tempo na praia ouvindo o mar?
  • Eu: Sim. E você?
  • CSA: Também! Sabe quando a água fica batendo nas pedras, indo e voltando… doesn’t it sound like…like music?
  • Eu: Sim. Parece mesmo.
  • CSA: Você está esperando algum amigo?
  • Eu: Não… estou esperando minha roupa secar.
  • CSA: Ah, claro!
  • Eu: Ops. A máquina parou. Preciso ir lá buscar minhas coisas.
  • CSA: Vai lá! Obrigado.

E o nosso ciclo acabou junto com o da secadora.

Eu me levantei, a gente sorriu. Quando voltei, o cara já estava iniciando outro ciclo com novos amigos, posando para fotos de uma mocinha bastante interessada em seus sapatos de almofada. E eu segui o meu, pensando que vestir o sapato alheio – ainda mais este de almofada – pode ser mais que confortável… pode… soar como música!

Por Má-Má.

»

  1. da hora.

    e nao eh que o simples fato de lavar roupa, ou melhor, mandar lavar, pode trazer coisas/pessoas/pensamentos mais que interessantes?!

  2. HAHAHA

    Esses diálogos surreais são muito propícios pra acontecer com vc, coisa linda!!!!

    Queria conhecer esse homem do sapato de almofada (juro que até agora ta dificil imaginar isso, me dá agonia de pensar na almofada suja…) e poder usar um pouquinho esses pisantes aí en Barna. =)

    Adorei! =)

Deixe um comentário

