Faz sentido pra mim

Padrão

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

No meio de tantas frases e poesias que estão na exposição Fernando Pessoa, plural como o universo, no Museu da Língua Portuguesa, foi este o poema que me prendeu por mais tempo. Li, reli e voltei pra casa pensando nele. Voltei refletindo sobre quanto o ato de viajar tem influência sobre quem sou, sobre como estas poucas frases definiram tão bem o sentido de viajar para mim.

Neste ano que começa, já tenho algumas delas planejadas. Duas, na verdade. A primeira é mais uma vez para a Terra do Tio Sam e, de novo, como prêmio da empresa. A outra é ao mesmo tempo uma descoberta e um reencontro. Descoberta das terras européias. Reencontro com as minhas pedras. Por enquanto, nove destinos estão no roteiro, mas bastaria um.

De viver de ver somente, 2010 foi um bom ano. Resgatando cada destino, resolvi compartilhar alguns com vocês.

 

Búzios – RJ

Ocasião: Réveillon

Uma semana de muito sol, praia, calor e risadas. Muitas risadas. O ano não poderia começar de forma mais divertida e com pessoas melhores.

 

Flórida – EUA

Ocasião: Carnaval, viagem-prêmio da empresa

Uma semana de tudo novo: país, atrações, pessoas. Viajar na cia de 30 colegas de trabalho foi uma das experiências mais surreais da minha vida.  

Rio de Janeiro – RJ

Ocasião: Show do Monobloco no Morro da Urca

Nem o tempo feio estragou o fim de semana, com direito a experiências em 3D, telão da Copa com os Hermanos e um dos melhores shows da minha vida.

Foz do Iguaçu – PR

Ocasião: Feriado de Corpus Christi

Se a grandeza desse lugar me preparava pro que eu veria nos próximos destinos, a companhia faz falta em toda e qualquer  viagem.

 

Santiago, San Pedro do Atacama – Chile e Mendoza – Argentina

Ocasião: Férias

Cidade, montanha, deserto, praia. 16 dias, muitos km rodados, paisagens de tirar o fôlego e que fazem pensar na vida e em alguns ciclos que estavam terminando.

Balneário Camboriú – SC

Ocasião: Feriado de Finados

Abrindo as janelas das emoções, a programação foi bem diversificada, indo de passeio de barco à praia de nudismo. Com novas cias pra fechar o ano com chave de ouro. 

Com essa retrospectiva, começo meu ano com um desejo pra 2011 e pro resto da vida: viajar! Viagens curtas, longas, pra perto, pra longe, sozinha, acompanhada. Pra podermos constantemente ser outros e perceber que todos eles cabem dentro de nós. Para viajar, basta existir – já diria Pessoa.

Por Carrô.

»

  1. a companhia que faz falta em toda e qualquer viagem tem uma saudade da grandeza dessa catarata. quando eu lembro dessa viagem, me dá um aperto no cuore…no el shaddai tive certeza de que as próximas não seriam com as duas juntas. não em 2010, pelo menos…e eu agradeço ao papai do céu por seu sono pesadinho, porque o snif-snif era bem incontrolável.

    vete pronto. sei não se aguento, não.
    e que venham muitas, muitas mais em 2011, baby.

Deixe uma resposta

