¿Por qué, papá?

Padrão
Foi isso que ouvimos de um garotinho de uns 3 anos durante os quase 35 minutos em que percorremos a distância da estação onde pegamos o ferrocarril* até a Plaça Catalunya, no centro de Barcelona, onde a cidade acontece. Para tudo que ele via, perguntava: ¿Por qué, papá?. As primeiras 15 perguntas foram respondidas com bastante disposição, até o pai lançar aquele olhar de “¿por qué no te callas?” e logo se arrepender, explicando por que os trilhos de um trem que corta uma região montanhosa por aqui se chama “cremallera” (em castelhano, zíper). Resposta que não pareceu convencê-lo, aliás… mas que talvez faça mais sentido daqui alguns anos, quando ele chegar àquela parte bem divertida da escola em que aprendemos figuras de linguagem.

 

. por que não fazer uma escultura de um elefante plantando bananeira com a tromba?.

Muitos dos seus “por qués” eu não saberia responder. Pior: até pouco tempo atrás, nem perguntaria. Não porque já saiba da resposta, mas por achar que não a vale a pena perder tempo com isso…perguntando e talvez não recebendo uma resposta que me satisfizesse (não só pelas figuras de linguagem, ainda que algumas me instiguem até hoje!). E apesar do meu papá não estar aqui por perto pra responder, tenho feito muitas, pra muita gente, às vezes para mim mesma. Mais do que “por qué”, a pergunta agora é “¿por qué no?”. E tenho recebido boas respostas. Por que não comecei a fazer isso antes, hein?

*Estamos lançando o desafio do ferrocarril: calcule o tempo que você demora para dizer essa palavra. Não precisa ser o tempo exato marcado no relógio, mas o tempo que você sente passar até conseguir dizê-la até o final. Para mim, ela dura uns 17 minutos. FeRRocaRRil. Capriche no som do R à la Galvão Bueno. Ah… não tem por que não fazer isso em voz alta, viu?



Por Má-Má.

»

  1. Incrível…
    Confesso que fiquei com uma vontadezinha de procurar um microfone daqueles bem potentes e… Não! Não… Melhor…. Um carro daqueles de pamonha só para gritar : FeRRocaRRil. hahahahahaha oi?

    • huahauhauhauahuahauhauaha
      exato. vc pode fazer isso mentalmente. claro que o resultado nao é o mesmo, mas é bom mesmo assim. hahahahaha
      e esse ferrocarril é nosso melhor amigo aqui…hahaha

  2. Ai, gente! Que coisa mais fofa esse elefante plantando bananeira!!!!!

    Gostei da proposta – a de perguntar mais por que e por que nao, mas a do ferrocarril tbm é muy buena, chiquita. =]

Deixe uma resposta

