Cambio, sí. Pero no desligo.

Padrão
 
Escrevo este post do Palavra em três condiçoes inéditas para mim: em uma “nota rápida”, no meu notebook, na Espanha. É. Porque NUNCA escrevi em bloco de notas nem tive um notebook só meu. Tudo isso só está acontecendo porque estou na Espanha. E isso significa muito.
 
Aos poucos, percebo que começar uma vida em um novo país nao é começar do zero. Eu nao viveria meus 24 anos toooodos novamente para chegar a este momento (de novo). E o fato é que eu nao consigo ser uma pessoa totalmente diferente do que sempre fui. Encarar essa realidade pode ser fácil para alguns. Eu garanto: no lo és para mí.
 
Deixei muito no Brasil. Poucas coisas, é verdade. Mas o que realmente importa, o que nao coube na mala, ficou. Em compensaçao, a que veio, até fome sente por mim e comigo. Vim com minha vida e meu coraçao embalado a vácuo (se alguém duvidava do poder daqueles sacos plásticos que vendem em lojas de coisas pra casa, eu sou a prova-viva de que eles funcionam!). E ainda que a Iberia tenha me dado um belo susto ao sequestrar minha mala, o que veio danificado depois do extravio já nao me serve mais também (meu secador de cabelo e a própria mala. Acreditem: me libertei da escova na franja e no pasa nada, chicos. Sao os ares ibéricos…).  

.nao tenho muito, como disse. mas estou toda orgulhosa de uma estaçao de metrô que tem meu nome.

Já tenho muito por aqui também. Poucas coisas, é verdade também. E um sentimento bem contraditório de ter e nao possuir. Diferente do que meus agora anfitrioes fizeram na América, nao vim para fincar bandeira, construir um forte e estabelecer um novo idioma (claro que este último é uma grande viagem…se eles conseguiram resgatar o catalao depois de tantos anos de repressao, quem seria yo para tentar nao falá-lo? E o castellano é tao charmoso…eu também nao resistiria). Quero mesmo é me apropriar do tenho visto, aprendido, comido e bebido para que seja tao meu quanto é de todo mundo. E, este sim, é o meu “marco zero”.

Continuando cambiando, mas agora desligo. Já é tarde em Barcelona e hoje foi um dia de muitas emoçoes, de momentos lindos, em nosso primeiro dia de aula.

Por Má-Má.

Uma resposta »

Deixe uma resposta

