Coneixes el català?

Padrão

Certamente a Má-Má compartilha comigo a ideia do post de hoje porque é justamente com ela que essa brincadeira toda se torna tão interessante: as aulas de catalão!

Antes de começarmos a estudar, eu não fazia ideia de como era a língua. E, confesso, no primeiro dia de aula, fiquei assustada. Um pouco pela desorganização do conteúdo na lousa, um outro tanto porque não conseguia identificar quase nenhuma palavra escrita e mais um mega tanto por não entender absolutamente nada que o professor dizia. É desesperador! Mas passa…

Hoje já conseguimos formar frases (com muito tempo de preparação e sempre fazendo careta de desconfiada ao mesmo tempo em que se pede confirmação do professor se estamos no caminho certo), entender o que o profe diz, escrever algumas poucas sentenças e identificar as oscilações dos sons. Mas o mais divertido é que, às vezes, o catalão parece mesmo a língua do Hopi Hari, como eu e Má-Má imaginássemos que fosse. Hi ha unes palaures molt graciosas! Tem umas palavras muito engraçadas! Como cadeira cadira, mesmo meteix, tchau deu e bolso butxaca, entre muitas, muitas, muitas outras. Fora a acentuação, a pronúncia e a “apostrofação”. É curioso que parece mesmo uma língua bem antiga.

Eu nunca estudei italiano, nem francês, mas o professor vive dizendo que algumas coisas são iguais. Eu acho incrível porque às vezes também se assemelha ao castellano e ao português. “Afinal, na sua origem, o català é uma língua românica, assim como o português, o francês ou o espanhol, derivada do latim vulgar”. (Fonte: Wikipedia)

Ontem comecei a refletir sobre as figuras que, assim como nós, dedicam três horas por semana para estudar esta língua. Me surpreenderia, fato, se fossem normais. Aqui, abstenho-me de fazer qualquer comentário sobre o professor, um ser humano admirável e que carrega consigo um único objetivo e paixão na vida: estudar idiomas.

Mas as especificidades de cada um que está lá são dissolvidas por uma semelhança suficiente: todos têm o mesmo interesse – aprender català – independentemente do propósito (nós, porque vamos estudar e viver na Catalunha, uns porque são filhos de catalãs, outro porque tem curiosidade, etc). Como a Má-Má já disse por aqui, estudar um idioma é sempre uma loucura, uma imersão em uma cultura desconhecida e que sempre, sempre tem algo a te acrescentar. Eu estou adorando!

Para quem ficou curioso e quer conhecer um pouco mais, estudamos na Associação Cultural Catalonia, único Centro Catalão em atividade no Brasil.

Bon cap de setmana!

Por May

»

  1. Butxaca. Gostei dessa palavra, acho que vou adicionar ao meu vocabulário! Hahahaha
    Mas, May, me conta: se você falar comigo em catalão e eu falar com você em hopês, será que a gente se entende? ;)

  2. hahahaha
    meu Deus, acho que eu seria expulsa de uma aula de catalão!
    Eu teria crise de bobeira na primeira butxaca pronunciada… hahahahah

    Depois postem mais coisas dessa língua interessante pq fiquei bem curiosa!

    Beijos

  3. hahahahahahhahahahahhaa
    genial. molt bé!!!
    may, como vai seu cusin?
    hahahahahaha

    é tudo a morte. me sinto um bebezinho que não consegue se expressar.
    tem sido bem legal. e uma previa de como será dividirmos anotações e bracinhos de carteiras em sala de aula. :)

    escolta i repeteix.

Deixe uma resposta

