Really mean it.

Padrão

Foi pelo poder da palavra que criamos este blog. Ter a palavra no nome era fundamental. Ela faz parte das nossas vidas. Mais que isso, ela faz parte das nossas profissões (É. Não adianta negar. Às vezes deixamos a vida um pouquinho de lado pra cuidarmos mais do trabalho). E, por mais que a expressão corporal, visual, auditiva ou qualquer outra seja tão importante quanto a palavra, convenhamos, as letrinhas estão sempre ali (ali e na sopa. Desculpem, não resisti).

.não é "só" um enxame, é panapaná. tinha palavra melhor pra definir isso?!.

Quando me lançam um olhar de cumplicidade, eu logo penso na palavra. “Te entendo”, “Exatamente!”, “Não fique assim” ou “Você tem todo o direito de ficar assim”. Quando recebo um carinho, é automático pensar “Hum. Que gostoso. Continua”. Quando me fecham no trânsito e eu faço uma cara feia, não tem como não mentalizar “(Insira qualquer palavrão aqui. Pode ser dos mais pesados)”. Olha a palavra aí, em diferentes versões. Adoro vê-las por escrito. Gosto de pensar na grafia delas quando são faladas, em diferentes formatos, em balõezinhos, distorcidas, coloridas. Quando não estou falando, estou pensando nelas, desconstruindo-as na minha cabeça, tentando descobrir quais podem ser lidas de trás pra frente e ainda assim fazer sentido ou continuar iguais (como: ovo, socos, asa), quais possuem todas as vogais do nosso alfabeto (esse exercício é bem legal. a primeira que descobri foi “européia”) e por aí vai. Estes dias, no encontro do ano, lembrei de panapaná, que minha tia me ensinou há alguns anos. Sempre a imaginei com hífen (afinal, nunca a vi por escrito), mas descobri que ela não tem. Parece que ela ficou mais fluida, assim como o que ela significa. E mais! Por sentido, é um coletivo, mas, por definição, é como os índios chamavam a nuvem de borboletas no período de migração destes insetos. Olha só que poder. Panapaná. Vale a pena falar em voz alta.

Muito mais do que dar nome às coisas, a palavra dá sentido, tem significado. Por isso, a gente tem que realmente “mean it” quando diz algo. E confesso que fiquei frustrada quando não achei uma palavra em português pra explicar isso. Não é preciso falar sério, basta que fale com verdade, com raiva, chorando ou, como eu mais gosto, sorrindo. Basta “really mean it“. Porque, olha, vou falar uma coisa. Pedir licença de cara feia ou empurrando o cidadão que você quer que saia do caminho não funciona. Pedir desculpa fazendo bico e franzindo a sobrancelha também não. Dizer que ama sem sorriso no olho ou com o coração batendo só 70 vezes por minuto (é. sou romântica mesmo. Prontofalei), idem. Dizer que está com saudade e, quando encontra a pessoa, não tem abraço que, de tão apertado e forte, faz o corpo tremer e enche o olho d’água, tampouco. É preciso conceder à palavra a força que ela tem, respeitá-la, acreditar que é importante dizê-la e ouvi-la, mesmo que não seja por escrito, mesmo que não seja verbalizada. Porque palavras apenas, palavras, mesmo que pequenas, fazem grandes momentos. I mean it.

Por Má-Má (mais que nunca, palavrete).

»

  1. amei. really mean it.
    adoro palavras tb. principalmente as que eu acho que são gostosas de falar, como bochecha e lourdes. :)
    e algumas palavras, desculpa, não se substituem com gestos. é preciso mesmo que o som delas faça efeito sobre algo ou alguém.
    tks pelo lindo post dessa sexta-feira. :)

    • huahauhauhaua
      lourdes é nova!!!! é mto boa!!! hahahaha
      aaaaaah, nossas palavras preferidas merecem um post exclusivo, aliás!!!
      vamos fazer uma semana temática sobre isso??? hahaha
      I mean it. :)
      gracias, chica.

  2. E a combinação palavra + ritmo/sons? É imbatível. E por isso que eu só gosto de música cantada…

    E tá aí uma expressão que eu também não encontro equivalente no portugues: “mean it”. E ela diz tanto, não?

    Chicas, topei a semana temática! =D

Deixe uma resposta

