Como superar uma “bad hair phase” – parte I

Padrão

Quem já viveu intensamente um “bad hair day” sabe o quanto o cabelo influencia em nosso humor. Pois então… eu vinha tendo um “bad hair day” há algum tempo. Não que eu ficasse o tempo inteiro mal-humorada (até porque quando minha mãe me chama de “Veesssspa”, eu caio na risada. Pareço bem mais louca do que mal-humorada), mas estava sempre com aquela sensação de que muita coisa poderia ser diferente/melhor se eu tivesse outra cara. Ou melhor, outra cabeça. E por que não começar a mudança da cabeça pela parte mais aparente dela: o cabelo?

Há anos (11, precisamente), eu freqüentava a mesma cabeleireira, lá no meu bairro. Passei por vários salões com ela, que sempre trabalhou muito. Cabelo, maquiagem, depilação, pé, mão… tudo era com ela! Na peregrinação pelo corte, digamos, seguro, eu a acompanhei por dois salões até que – é sério – na pior fase ela teve que instalar o salão em uma garagem alugada de uma casa bem estilo anos 70 (que, claro, também tem lá no meu bairro). Minha irmã chamava de “garagento” aquilo que eu chamava de centro de estética. Mas… eu gostava tanto dela. E a atenção, o cuidado, a limpeza, a organização, continuavam iguais. Eu achava divertido e entrava em outro mundo mesmo quando chegava ao salão garagento.

Até que a conta começou a ficar ainda mais negativa. E ela, que fez curso de Empreendedorismo no SENAC, recebeu uma proposta tentadora de um amigo do marido para ser gerente de uma – é sério também – boutique de carnes (que, claro, também tem no meu bairro). Não, não é um açougue. É uma boutique de carnes. E ela, como gerente, atende a clientela fina e elegante, dá dicas de receitas, encaminha as pessoas às gôndolas de carnes exóticas, dá um atendimento todo especial para quem chega ali querendo variar o cardápio “bife-batata frita”, “carne de panela com batatas” e qualquer outra combinação que não resulte em “vaca + algum tipo de tubérculo”.

Como gerente da boutique de carnes, ela foi registrada, passou a ganhar mais e a ter direito a férias, 13º e outros benefícios que só um empregado tem. Então ela abdicou da garagem e montou o salão na própria casa, também alugada, para atender apenas aos sábados à noite (porque a boutique abre de domingo). Uma loucura! A sala perdeu o sofá e a TV e ganhou cadeiras, lavatório, espelho e tudo mais que você encontra em um salão de verdade. Exceto o cachorro, o cheirinho de comida, os brinquedos do filho que eu vi crescer por fotos, uma ou outra peça de roupa que escapavam do piso superior…

Era hora de mudar. Por mim e por ela. Não porque a situação me incomodava, mas porque veio aquele sentimento de quando você sabe que termina. E também porque ela se recusava a ousar um pouco mais no corte e eu, rindo, aceitava os dois dedinhos que ela cortava, ouvindo “Deus dá asas pra quem não sabe voar…”. Foi aí que procurei um salão mais famoso, no bairro vizinho (porque, claro, isso não tem no meu), onde, a julgar pelos profissionais, seria a chance de escapar da lobotomia e apelar para um método mais simples de obter uma cabeça nova: um corte de cabelo diferente.

Foram quatro visitas. E quatro cortes iguais. Iguais mesmo. Os quatro iguais aos dos últimos 11 anos! Eu estava tão acostumada com aquela cara que a cabeleireira não conseguiu me imaginar com outra. Aparou as pontas, subiu um pouco o repicado que estava quase na cintura mas, ao desligar o secador pra arrumar a franjinha rebelde, eu continuava igual.

E foi aí que eu apelei para a May e marquei um horário na cabeleireira responsável pelas madeixas do priminho danado de dois anos, da tia, do tio e dela. Todas bem bonitas e, o melhor, diferentes das minhas.

E é essa experiência trans e pós-mudança radical que eu vou contar no próximo post. Ou você acha que eu ia contar rapidinho algo que demorou 11 anos pra acontecer!?

Por Má-Má.

Uma resposta »

  1. Ai, meu pai!!!

    Apesar de já ter visto a mudança radical, não quero esperar pra saber como termina essa história, Ma!!! hahahahah

    curiosidade mode [ON]

    E… for what it’s worth (e com o perdão do trocadilho…rs), a bad hair phase tava na sua cabeça… hahahah mas devo dizer que a good phase combina mto mais com a Má de agora. =D

  2. Marinaaaaaaaaaaa, não me mata!!!!!

    O que é isso?? Quero ver o que fizeram com vc (e que pelo visto, agradou muito!), ai, não vejo a hora, me mostra, me mostra, me mostra!!!!

    Tenho certeza que está lindissima, como sempre, mas a curiosidade está me corroendo!!

    Bjos ansiosos!!

  3. Bad hair day é pouco pra mim. Bad hair life é a ordem dos meus cabelos, mesmo eu não concordando nem um pouco. Então, meu negócio é tentar ousar sempre, o máximo possível, né? Tá no inferno, abraça o capeta!

Deixe um comentário