É proibido fumar!

Padrão

Achei inevitável não escrever sobre uma das leis mais sensatas que já presenciei virem à prática no Brasil: a partir de 07 de agosto de 2009, as pessoas que não fumam terão o direito de, efetivamente, não fumar. Parece óbvio, né?! Pois é. Agora será. Espero que logo a lei se estenda para os outros estados do País e não fique restrita à São Paulo.

Não sou fumante e não me incomodo muito que fumem ao meu lado. Claro que evito a fumaça direto na cara, mas suporto bem conviver com pessoas que fumam. Mas a ideia de ir pra balada e não fumar, sem querer, quase 7 cigarros por tabela, me agrada bastante.

A lei, com certeza, é bastante polêmica. De um lado, protege aqueles que não fumam. Por outro, tira o direito de quem fuma. Mas o princípio da lei deve ser prezar pela saúde da população. Até que o cigarro seja totalmente legalizado, tem que haver, sim, medidas que limitem até onde a fumaça pode chegar. Porque só ela já faz muito mal. Conheço fumantes a favor da lei e não fumantes contra. Muitos argumentos, discussões intermináveis e um consenso utópico.

Mas agora não tem mais jeito: enquanto o assunto é pauta em conversas de elevador a escritórios, eu comemoro que poderei ir curtir lugares fechados e voltar pra casa sem parecer (e cheirar), literalmente, um cigarro. Quem sabe ter que sair dos estabelecimentos para acender um cigarro não motive os fumantes a substituir o vício por hábitos mais saudáveis?

Aos que ainda lamentam, meus sinceros sentimentos, mas seria incapaz, mesmo que eu fosse fumante, de discordar que privar as pessoas de um ar completamente insalubre é fantasticamente primário. A lei deveria ser intrínsica ao bom senso de todos, mas já que não é… Aos que, como eu, comemoram a eliminação da ‘neblina’ dos ambientes fechados, bom primeiro fim de semana sem cigarros na balada. E vamos torcer pra essa lei ser mais respeitada que a lei seca é hoje. Queridos que fumam, vamos parar? ;)

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Por May.

Anúncios

»

  1. meu, nem imagino o que isso signifique em qualidade de vida e cheiro bom depois da balada!!! a gente podia fazer um teste logo, hein…vamo escolher um lugar bem inferninho pra “estrear” a vida sem fumaça ver o quanto ele fica melhor??? rs

  2. Também fiquei super feliz com a ideia de que vou voltar da balada sem aquele cheiro de cigarro que parece que impregna e não sai nunca, nem depois de uns quatro banhos muito bem tomados! Mal espero para aproveitar hoje à noite e nesse fim de semana! Ah, e acho que essa lei vai funcionar muuuito melhor que a lei seca. Afinal, vai sair do bolso do estabelecimento, não do fumante. Assim, deve ser mais fácil de “controlar”, né… Adorei seu blog, May! Beijos

  3. gente, a lei antifumo é uma bênção!!!!!

    fiz o teste no sábado. o mais engraçado é que a fila para fumantes (isso mesmo.fila pra usar a área “aberta” do bar…vai pouca gente por vez…) está ficando maior que a fila para o banheiro. hahahaha

    e – pior que isso – tem gente retomando velhos hábitos de adolescente rebelde e anda fumando no banheiro!!!! hahahahaha

    adorei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s