O doce de leite e o chocolate

Padrão

Eu sempre gostei de chocolate. Ao leite, sem muito recheio. No máximo uma uva passa aqui, uma amêndoa ali. Aerado também sempre esteve na lista dos mais-mais, mas eu gosto mesmo é do maciço, sem firulas e distrações.

Já o doce de leite… apesar do ato de carinho elevado à décima potência da minha mãe em deixar a lata de leite condensado em banho-maria (doce de leite lá em casa sempre foi assim, quase nunca comprado pronto), nunca encheu meus olhos (nem boca) d’água.

Minha irmã chegava a levantar à noite para comer doce de leite na colher, direto da lata. Na noite seguinte, quando eu abria a geladeira para tentar abastecer meu corpo de um pouco mais de açúcar, a surpresa: precisava raspar a lata para encher 1/3 de uma colher de sopa.

O chocolate aparecia lá em casa quase na mesma freqüência do doce de leite, mas durava bem menos. Isso porque aí era eu que reforçava o consumo. Cresci assim, com o chocolate e o doce de leite sempre presentes, mas cada um ocupando o respectivo lugar na minha lista de desejos.

O chocolate era o que eu tinha vontade de pegar, comer em três minutos antes que ele sumisse, lambuzar os dedos e aguardar a próxima oportunidade de devorar novos quadradinhos de prazer. O doce de leite, apesar de aparecer na mesma quantidade, parecia estar sempre mais disponível. Era doce, tinha uma consistência gostosa, eu adorava sua cor (igual à do meu armário durante minha infância), mas, se só 33% da colher fosse preenchida, tudo bem.

Não sei que raios o doce de leite tem a menos ou a mais que o chocolate para simplesmente não fazer tanta diferença na minha vida. Gostos, vontades e desejos não se discutem, mas deveriam se explicar melhor, não? Ou ao menos causar menos confusão na nossa vida. Afinal, é um direito de quem é obrigado a se render a eles!

Mas não. Há respostas (vide post anterior da May) que creio que nunca teremos. Só pode ser por isso que certas coisas fazem tanta diferença em nossas vidas; justamente por não conseguirmos saber o que os torna tão especiais em relação às outras.

E não adianta dizer “Ah, mas e aquele caramelo coberto com chocolate?”. Não. “E com bolacha no meio?”. Humm… não. “Nem se tiver uva passa que você tanto gosta?”. Nãããão. Quando é que nossos desejos mais simples passaram a ser os mais difíceis?

Por Má-Má.

»

  1. Gente, eu AMO chocolate recheado de doce-de-leite. Por que não cresci na sua casa? Imagina, iria me maravilhar com a mistura dos dois! :)
    Na minha geladeira hoje tem um pote de doce-de-leite (de verdade…) e muitos quadradinhos de chocolate na lata em cima da geladeira! :)
    E não duram muito. Reabasteço mais do que gostaria, na verdade.

  2. Nenhum doce do mundo supera o chocolate! Ou aqueles feitos de chocolate.

    Pra mim desde sempre foi assim: doce? chocolate, por favor! que mané torta de limão/morango/maçã, salada de fruta (écati!) ou qualquer outra… um alpininho me deixa mto mais feliz do que qualquer outra sobremesa. =]

  3. Ai, que delicia de post!

    Nunca fui muita fa de chocolate… mas doce-de-leite… hummm!

    Mais do que nunca fiquei com agua na boca, Ma!
    Ando com uma saudade de doces caseiros brasileiros…

Deixe uma resposta

