Como você se chama?

Padrão

Tem gente que tem nome de artista de cinema, de novela ou de música popular. Tem nome que é homenagem. E tem nome que é herança… do pai, do avô… Tem nome que é erro do escriturário do cartório. Tem nome que parece erro, mas não é. Tem gente que chama Edvaldo Eduardo Gabriel, afinal, família democrática é assim: acata as várias sugestões de nomes para o pequeno que vem vindo.

Eu queria me chamar Maria. Só Maria. E tomara que eu tenha a oportunidade de nomear minha filha assim. Ou Arthur se vier um mocinho. Quando eu era pequena, não gostava do meu nome. Achava chato ninguém entender de primeira; de segunda… maybe de terceira. E não gostava muito de ter o nome sempre ‘arredondado’ para Maira ou Mayara. Parecia que meu nome era errado. Tinha a sensação de que as pessoas achavam que para acertar meu nome era preciso errar.

Até hoje, se eu for pensar friamente, é um pouco desconfortável lidar com meu nome. Em média, preciso ditar meu email umas três vezes por dia para alguém. “Qual seu email?”. “Pode mandar para Mayra – com ypsilon, tá? – ponto mart… blá blá blá”. E em lugares em que não ouvem seu nome, apenas lêem? Geralmente filas de alguma coisa, como exames de laboratório, operadoras de celular, sturbucks. Sempre Maira. Grrrr

Fico um pouco irritada quando as pessoas erram meu nome, naturalmente, eu corrijo pronta e assertivamente. Daí vem aquele maldito comentário:

“Mas você não gosta de Maira (ou Mayara)?”

“Não, não é essa a questão. Não disse que não gosto. Apenas não é esse o meu nome. Como vc se chama?”

“Eduardo”

“Tudo bem, Roberto?”

“Eu disse Eduardo”

“Mas você não gosta de Roberto?”

.

E não me venha dizer que a situação é diferente porque não é. Confesso também que tem dias que estou com o saco um pouco mais cheio e a paciência muito menor que finjo ser qualquer Maira desse mundão de meu Deus.

“Seu nome é forte, filha. De uma menininha muito forte. E linda”, era o que diziam meus pais quando eu perguntava por que tinham escolhido este nome pra mim, que era a primeira filha. Eu pensava que, como eu era primeira filha… teoricamente era a primeira opção deles. Imaginava uma listinha, como a que eu fazia para nomear minhas bonecas. E não entendia por que a primeira opção era Mayra e não Izabella, nome da minha irmã do meio.

Tem gente que tem nome de anjo ou de flor. Meu nome vem da admiração a uma prima do meu pai. Conheci essa prima quando tinha 18 anos já… too late. Ela é bem bonita, simpática e se emocionou ao me ver tão grande. “Nóssa, eu vi você desse tamainho… agora já é uma moçona!” E por aí vai…

Há quem diga que meu nome vem também do romance do Darcy Ribeiro, Maíra, que eu ganhei da minha mãe há anos, mas não li ainda. E não acho que tenha alguma coisa a ver… afinal, Maíra (com í) não é meu nome. Olha só que bobeira: quando pequena, já pensei em me dar de presente uma troca de nome quando fizesse 18 anos. Hahaha Hoje não trocaria meu nome por nenhum outro. Acho Mayra a minha cara. Não me imagino chamando, por exemplo, Beatriz (que eu acho lindo btw). Aprendi a gostar do meu nome. Acho que soa bem. E concordo com meus pais: é forte. E curto, o que me agrada. Gosto de nomes curtos. Gosto de Mayra.


Por May…ra.

»

  1. hahahaha
    eu odeio errar o nome das pessoas!!! será que falei certo logo de cara quando te conheci no trote!? hahaha
    “mayra, minha amiga da facu”. essa história não me cansa! :)
    é a sua cara mesmo, may…
    tem gente que vc olha e fala: “nossa, essa pessoa tem cara de renata…”
    com vc é: “nossa, como será que essa menina chama?”
    hahahaha
    e, quando se descobre, – PAM! – não poderia ser mais apropriado.
    hahahaha
    se foi por darcy, por sua prima ou por seus pais mesmo, acertaram em cheio. :)
    nunca vi mayra mais linda.

    bjo!
    Má(rina). nada de Mariana, pliiiiiiiiiiiiiiis. hahahaha

  2. Maiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara, tudo bem? ahahahahahaha. Achei bem divertido esse coletivo viu? Tá lá na minha lista. Eu descobri como incluia a seção de links, tinha que habilitar no dashboard ;o)

    Super tks!

    =*

Deixe uma resposta

