É pra ficar feliz!

Padrão

Dia desses ouvi uma notícia no rádio que me deixou feliz: pessoas felizes atraem pessoas felizes (desconsiderei que o cara do carro ao lado estava com uma cara feia depois de eu ter avançado um pouquinho na frente dele para entrar antes na 23 de maio). Até aí, nada novo, certo? Há anos a gente ouve “rir é o melhor remédio”, “bom humor é contagiante” e blábláblá (pausa para uma participação inesperada do word: blábláblá é automaticamente corrigido com acento em todos os As!). Em episódios em que predomina a intimidade, grau de parentesco muito próximo ou pura grosseria mesmo, ainda tem: “Não adianta fazer essa cara!”, “Desfaz esse bico!” ou “Que foi? Tá brava de novo!?”.

Desfaça o sorrisinho quem nunca falou ou ouviu alguma dessas frases! Acontece que agora tem um estudo da Universidade da Califórnia, publicado no British Medical Journal (uma publicação bem importante na área da saúde) que comprova tudo isso. E, pelo jeito, é o mais longo e com o maior número de participantes: 4.700 (felizes e infelizes) filhos de voluntários do Estudo Cardiológico Framingham, um enorme estudo de saúde iniciado em Massachusetts, em 1948.

Segundo o estudo, quanto mais pessoas felizes você conhece, maior é a probabilidade de você mesmo ser feliz. E ligar-se a pessoas felizes aumenta a felicidade da própria pessoa! Que máximo! Está aí a solução para as guerras, fome, miséria, terrorismo e conflito da Faixa de Gaza (velho esse tópico, né? É que eu cansei de ouvir sobre a crise financeira do momento). Brincadeira (estou tentando ser espirituosa pra ver se esse estudo considerou felicidade online. Avisem se está funcionando. Se não estiver, um anão vestido de borboleta escoltado pelo Dr. Dráuzio Varella fantasiado de Conde Drácula aparecerão em 1…2…3! E aí, deu um sorrisinho? Me avise se eles aparecem também. Isso, sim, seria uma felicidade incalculável pra mim).

Além disso, a felicidade é mais contagiante que a infelicidade, constataram os pesquisadores. Se uma pessoa com quem você tem contato social é feliz, isso aumenta em 15 por cento a probabilidade de você ser feliz!

Olha só que coisa: a gente precisa de um estudo pra comprovar algo que todo mundo sabe, mas prefere acreditar que não pode ser verdade por ser tão bom (e tão simples). Pois agora está mais do que comprovado: gente feliz atrai gente feliz (por isso todo mundo sorri quando está no Pão de Açúcar).

Gostei do estudo e mais ainda da conclusão, mas fiquem tranqüilos. Isso não significa que vou sair por aí gargalhando, achando que sou animadora de programa de auditório, pegando as pessoas pelo braço e dizendo que mais um lindo dia começou. Nada disso. Mas, quem quiser ativar o saquinho humano de risadas ou dar uma conferida na minha arcada dentária (silenciosamente), passe por aqui. Se eu estiver de mau humor, basta chegar com um sorriso. Garanto que funciona (ou melhor, os caras da Universidade da Califórnia garantem). J

Outros dados muitos legais (e menos autobiográficos) sobre o estudo aqui: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/081205/entretenimento/cultura_comportamento_contagiosa_pesquisa

Por Má-Má.

Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s