Entonação virtual

Padrão

Que Internet, e-mail, MSN e demais formas de se comunicar à distância e por meio de palavras escritas não substituem o contato presencial, a entonação das palavras, as expressões faciais, a linguagem corporal todo mundo já sabe. Mas você já percebeu que poucas são as pessoas que sabem empregar a entonação adequada às palavras escritas? OK, essa observação é totalmente pessoal e diz muito sobre como cada um se expressa e tal, mas tem coisa que é meio que um consenso. Explico.

 

O exemplo clássico são as diferentes formas de se dizer que achou algo engraçado. Temos os risos tímidos, que também podem significar que você está falando algo divertido, pra pessoa entender o tom, representada pelo: rs; as risadinhas engraçadinhas, que podem variar de acordo com sua intenção: hehehe é para as coisas diversas do dia-a-dia. Hihihi é para representar uma idéia ‘sapeca’. Hohoho pode ser a risada do papai Noel ou ainda uma risada sarcástica e por aí vai. Uma risada mais aberta é dita pelo clássico hahaha e uma gargalhada deve ser escrita assim: uhaiuahiuhaiuahiuahiuaha.

 

O muito usado rsrsrsrs é um crime, na minha modesta opinião. Veja bem, se rs representa um riso tímido, utilizá-lo mais de uma vez significa que ele já é algo mais expansivo e, por isso, o correto seria utilizar hehehe e suas possíveis variáveis. KKkkkkkk é aceito como expressão de gargalhada também, mas não é muito simpático, já que é utilizada apenas uma letra para expressar-se. Uma letra recém-incorporada ao alfabeto português ainda não passa tanta expressividade assim.

 

Saindo do quesito risadas, caímos no muito já discutido assunto das letras em CAPS LOCK e a pontuação. Há que se tomar cuidado ao utilizar letras em CAPS, pessoal. Sim, porque dependendo do receptor, a mensagem pode ser mal-interpretada. Conheço uma pessoa que se empolga facilmente com eventos diversos – churrascos, praias, bares, cinemas ou um simples jogo de cartas. Em um e-mail coletivo, enviado para um mailing formado por pessoas de grupos distintos, a pessoa me lança um VAMOS TODOS NA SEXTA! Os indivíduos que conhecem o jeito empolgado da tal pessoa interpretaram como “nossa, ela está deveras animada com o passeio”. No entanto, ouvi reclamações do tipo: “por que fulana está mandando todo mundo ir na sexta? E se eu não quiser?”. Ok, faltou bom-senso dos dois lados, mas fica aí um exemplo de mal-entendido.

 

Por favor, se você algum dia mandar um e-mail para seus amigos desmarcando um compromisso, jamais coloque no título Hoje!!! ou sobre PRAIA!!!. Essas muitas exclamações adiantam para os remetentes algo urgente e positivo sobre o evento/encontro de logo mais. Ao abrir sua mensagem, os seus amigos sentirão uma profunda decepção com o seu cancelamento/desistência do passeio. Já as interrogações são uma delícia! É possível usar uma, duas três ou muitas delas pra se mostrar o tamanho de sua dúvida! Observe: Ahn? (algo como não entendi); ahn?? (hein? Que tal? Ou qualquer coisa do tipo); ahn??? (aqui lê-se mesmo??? Como assim??? Juuuuura? Conte-me mais!). e por aí vai!

 

As formas de mandar beijos virtuais também são muito pessoais e engraçadas de se comparar. Tem que os que são econômicos e utilizam apenas o bjo ou bjs e seus derivados bjão, bjinhos etc. Tem aqueles que mandam bjUs. Nunca entendi o U, pra ser bem sincera. Os mais tradicionais mandam beijos. Completo e no plural. Os mais miguxos mandam beijokas, bjokinhas, bjoks, bjux e qualquer variação muito esdrúxula e que me mata de rir toda vez que eu recebo um desses.

 

Claro que tudo isso pode variar de acordo com a sua turma, seja ela virtual ou real. O importante é conhecer seu público para evitar um constrangimento e possível mal-entendido que crie inimizades pra todo o sempre! Ok, exageros à parte, o legal é que a entonação virtual diz exatamente aquilo que a gente expressaria se a outra pessoa estivesse nos vendo quando utilizada corretamente.

 

Por Carrô.

»

  1. Muitíssimo pertinente o assunto, e sim, no ambiente corporativo, digno de muitas confusões… pq é muito fácil ler alguma coisa com a entonação que vc quer que pareça, né?! De acordo com seus interesses…. afinal, não é nda oficializado!
    Por isso que digo: DR com namorado por email, MSN ou derivados, definitivamente, não rola! hahaha
    Beijos!

  2. Adorei o post!! Tem outro lance sobre conversas por MSN que eu simplesmente repudio: aquelas pessoas que substituem quase todas as frases-padrão (oi, tchau, ok, beijo) e até mesmo algumas letras por símbolos. Aí a conversa vira aquele carnaval… confesso que uso alguns, mas aplico em momentos pertinentes! :P
    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s