Mais do que bolas voadoras

Padrão

 

Calma, não me entenda mal. Não vou contar nada de cunho sexual. Bolas aqui são as pelotas, aquelas com as quais as crianças brincam e os atletas disputam campeonatos. Mais do que isso: vou falar sobre um jogo fascinante que só existe por causa dessa invenção. O vôlei. Meu primeiro contato com o esporte aconteceu quando ele era jogado ainda pela regra antiga. Lembra da vantagem? E dos sets de 15 pontos, da regra do saque na rede (em que, quando a bola encostava na rede, o adversário ganhava a vantagem)? Tinha jogo que ninguém nem aguentava ver até o final.

Pra ganhar mais agilidade e dinamismo, o vôlei mudou suas regras e ganhou novos fãs. E, de repente, virou o segundo esporte na preferência dos brasileiros, atrás apenas do (sempre ele) futebol. Ok, de repente nada. Por trás das conquistas das seleções adultas nos últimos anos está um trabalho bem feito que começou muito antes, com as seleções de base. E começamos a conhecer um esporte que é o retrato de um Brasil em que queremos viver, com muitas recompensas para aqueles que suam a camisa (literalmente).

Como todo esporte, existe a ligação emocional inevitável com os times. No Brasil, ainda não temos campeonatos fortes como o futebol, seja estadual ou nacional. Por isso, as seleções recebem a maior parte da atenção dos fãs. Comigo não é diferente. Pense em alguém que acompanha desde 1999 a seleção brasileira masculina de vôlei. Que conheceu a seleção do técnico Radamés Latari, de Carlão, Giovanni, Maurício e Giba no começo da carreira adulta. Prazer. =]

Momento confissão: nada disso que eu falei nesses parágrafos aí em cima me importavam lá na década passada. Meu interesse mesmo era no Giba! Eu achava o máximo aquele cara com aquele olhão e com o cabelo despenteado o tempo todo. Pra mim, desde sempre ele deu sinais de que seria um dos grandes destaques do vôlei brasileiro e me encantava a atitude dele dentro e fora das quadras. Pense em alguém que vibrava a cada ponto feito, que apoiava a equipe em todos os momentos e não desanimava nunca. Que é humilde para acatar todas as orientações do técnico e ousado para arriscar jogadas em momentos decisivos. Que passa uma empolgação que eu vi poucas vezes em qualquer profissional e transmite isso no seus pontos, nas suas jogadas, para sua equipe e para a torcida.

Por causa dele comecei a acompanhar a Superliga Masculina de Volei, o campeonato brasileiro, e quando ele foi jogar na Itália, o campeonato italiano era programação constante na TV do meu quarto. Como assistir aos jogos por causa de uma pessoa não rendia muita coisa, passei a prestar atenção no que estava acontecendo entre aquelas linhas que delimitam a quadra – e no que muitas vezes se passa fora delas. Entendi aos poucos a complexidade de um jogo que parece simples, fiquei encantada com todo o planejamento que tem por trás de uma partida, de um campeonato. Estatísticas, planilhas, números, preparo físico, estratégias e muito treino. Mas também companheirismo, espírito de equipe, superação pessoal e em conjunto.

Em 2008 essa seleção tem um desafio pela frente: vai defender o título olímpico em Pequim. Os aquecimentos já começaram com a Liga Mundial e continuam nesse fim de semana, na fase final da Liga, que acontece no Rio de Janeiro. Dessa vez não deu pra ir pro Rio e ainda não descobri um jeito de ir pra China num bate-e-volta baratinho. Algo me diz que a TV do meu quarto já tem programação certa para o próximo mês…

Por Carrô.

»

  1. Olha só que descoberta… Carol fascinada pelo vôlei!

    Bom, eu não posso nem fazer comentários técnico (afinal, eu não faço educação física desde a 5a série), mas… Irc, Carol, o Giba é muito feio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hahahahahaha

    Beijoooo

  2. hahahahahahaha
    adorei!!!!

    olha, eu não tenho lá mta moral pra falar nada tb, mãããããs mto me empolgou ver o jogo ao vivo!
    confesso que não prestei mta atenção às jogadas…enfim…tinha coisas bem interessantes se movimentando ao mesmo tempo que a bola!
    me refiro ao conjunto completo…não posso ser injusta e me limitar às pelotas (seja lá quais forem!).

    huahauhauahuahauhaua
    ok. decobrimos que piadas sobre vôlei podem ser infames.
    yeah!
    bjo!

  3. hauhauhauaua

    Já morri várias vezes!!!

    1ª) “aos jogos por causa de uma pessoa não rendia muita coisa”
    2ª) “Irc, Carol, o Giba é muito feio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ”
    3ª) “não posso ser injusta e me limitar às pelotas (seja lá quais forem!).”

    E sim, vôlei é demais!!!! Amo de paixão e é um dos meus esportes prediletos nas Olimpíadas. Está junto com ginástica olímpica e patinação no gelo.

    E sim, hoje ganhamos do Japão (legal falar na primeira do plural! Parece que eu joguei tbm) e logo mais enfrentaremos (de novo!) os EUA!!!

    =D

    bjooo

  4. Carrô!!!
    Eu tbm sou apaixonada pelo vôlei e acompanho tudo desde quando vc começou tbm. Não escondo minha admiração pelo Giba tbm… ele é líder nato. E acho que os profissionais do futebol deveriam se inspirar nos do vôlei, que são verdadeiros atletas. Lindos. E, com todo esse meu amor pelo vôlei, treinei durante mtos anos e nos campeonatos, queria ser como eles ou elas da seleção brasileira. Nem preciso dizer que não foi o que aconteceu. Mas se tem uma coisa de que sinto falta é dos meus treinos de vôlei vespertinos. Beijos! E vamos combinar de ver os jogos juntas!

  5. Gente!!
    Sensacional!

    Fui frequenntadora assídua do Ginásio do Ibirapuera e ainda tenho minhas camisetas do Banco do Brasil autografadas….rs

    Bora todas para o próximo jogo aqui!

    Bjs

  6. Pingback: Muita emoção vence o saco um pouco cheio « A palavra final é: continue…

  7. a bola voadora ela vai para cima e para baixo.
    fundamentos gestos tecnicos.
    defesa manchete.
    ataque cortada.
    bloqueio individual,dupla e triplo.
    regras do voleibol nao deichar cair fora da quadra do voleibol,nao bater na rede etc.
    competiçoes (jogos) clubes,escolar,seleçoes.

Deixe um comentário

