“Ê Brasilsão véio”

Padrão

Hoje estava vindo pra agência pensando que não tinha idéia do que escreveria no blog… até cogitei a hipótese de escrever sobre pautas frias e tal… que podem ser discutidas qualquer hora… mas senti uma preguiça grande. O busão lotadérrimo em plena 2ª feira. Um trânsito caótico (ok. nenhuma novidade, mas na 2ª feira tudo parece me irritar mais) e um frio absurdo. Mano, me diz que frio é esse! Quando, de repente, um comentário alheio me chama atenção: “Mas o povo brasileiro tá mais preocupado com o próximo capítulo da novela do que com a política. Não perdem a novela, mas nem ligam pros assuntos sérios!”

 

Silêncio. Fugi dos meus pensamentos shit e resolvi prestar atenção no diálogo. Era o motorista conversando com um senhor passageiro. E o descontentamento com os brasileiros continuou a ser debatido.

 

“Esse país de merda só abriga gente vagabunda. Começou com aquele bando de vagabundo que foram descobridos por uns trambiqueiros de primeira.”

 

X. Sim.

Gente vagabunda: nós

Bando de vagabundo: os índios

Descobridos: descobertos

Uns trambiqueiros de primeira: os portugueses

 

Achei mais interessante do que imaginei… mas ainda vinha mais por aí…

 

“Os índios vagabundos, preguiçosos, que só pensam em dormir e beber… daí deu nisso… hoje em dia o Brasil acolhe todos os traficantes do mundo inteiro que são expulsos dos seus próprios países… daí ficam aqui… ferrando com a nossa vida! E quem comanda essa joça são esses bêbados mentirosos que só querem saber de nos roubar”

 

Oi? Há quanto tempo os índios já estão em extinção e representam, segundo dados da Funai, 0,25% (!!!!!!!) da população brasileira? E… ok… o Brasil não é lá essa maravilha de país direito… tem mta zona aqui… mas está longe de abrigar todos – ele disse, todos – os traficantes do mundo. E nem se quisesse… não tem dinheiro para isso. Quanto à última frase do polido motorista, ok, dou o braço a torcer. É isso mesmo.

 

Daí o senhor se manifesta: “Eu nem culpo os índios por isso… eles não têm cultura mesmo…”

 

Ahn? Os índios não têm cultura? (…)

 

O motorista: “Não têm mesmo!!! São um povo sem vergonha, que tiveram ainda o azar de serem colonizados por uns pior ainda… quem dera tivessem sido ‘descobridos’ por americanos… acho que viveríamos melhor hoje em dia”.

 

E esse tal de Estados Unidos, heim?! Puta que pariu como conseguem influenciar até aqueles que nunca estiveram lá… Ou melhor, são esses os que eles conseguem mais. O fato é: o cara tem na cabeça que se fossem os americanos que tivessem nos ‘colonizados’, hoje seríamos tipo Luis Inácio Bush da Silva.

 

Parada Hospital das Clínicas, o senhor se despede com uma lamentação: “É isso ae… fazer o quê, né… vamo levando! Falou aí amigão! Bom trabalho!”

 

Fiquei pensando… até concordo que os brasileiros são um pouco acomodados. Definitivamente não somos um povo revolucionário… mas acredito que isso seja resultado de um histórico muito mais complexo que a origem dos coitados dos índios… que foram perturbados pelos portugueses. Não vou nem dizer que a conversa que ouvi foi um tanto quanto bizarra, mas também não os culpo por pensarem assim. Concordo que a negligência é a principal moradora do nosso querido país. Concordo que a política é irmã da corrupção e da briga por interesses pessoais ($) enquanto deveria existir a luta pelos interesses do povo. Indivíduos frustrados com o país e seus dirigentes são comuns. Eu sou um deles. Desacredito no tamanho da fortuna que 5% da população detêm… e da quantidade de gente que passa fome e trabalha feito camelo por miséria. Mas também tenho certeza que é um país que, se não fosse habitado pela mistura representada pelos brasileiros, seria um inferno. Imagina se franceses vivessem aqui? Ou alemães? Ou belgas? Esse povo fresco… que não sabe viver com diferenças… que não sabe ser feliz diante de tantas dificuldades. Seria pior. Eles não agüentariam o tranco.

 

 

Por May.

Uma resposta »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s