Qual é a sua?

Padrão

Você tem manias? Ok. Já sei a resposta. Que atire a primeira pedra quem não tem. Tem gente que tem mania comum, mas tem gente que tem cada mania estranha. Eu, por exemplo, tenho manias desde que me conheço por gente e manias que percebi agora que adquiri com novos hábitos.

 

Tenho mania de pentear o cabelo antes de dormir e antes de tomar banho. Tenho mania de lavar as mãos quando chego em casa. Tenho mania de não comer doce antes do almoço. Mania de sentar na cama antes de deitar. Mania de atender o telefone dizendo ‘Pronto’. Mania de deixar a janelinha do Outlook como a primeira da fila de arquivos na barra de tarefas. Tenho mania de cheiras as coisas. Mania de contar passos. Mania deixar os anéis dentro da circunferência do relógio fechado (essa é hard. Melhor parar por aqui).

 

Mas por que as pessoas têm manias? Acho que mania é um modo de expressão, sabia? E muitas pessoas, coitadas, sofrem preconceitos por cultivarem tantas manias. Aqueles que não as têm, são julgados como desprendidos, ou até relaxados. E aqueles que têm demais são tidos como obsessivos compulsivos. Eu, antes de morar sozinha, achava que quem tinha muitas manias tinha tempo de sobra. Quem não tem o que fazer procura manias para ter. Mas agora vejo que mania pode refletir sua individualidade, seu espaço, sua liberdade e seu egoísmo. Tudo isso, lógico, sem nenhuma má intenção.

 

Gente. Mas agora, pára tudo! To miacabando aqui com uma definição de mania. A coisa é mais séria do que simplesmente roer unha, galera. Tipo, nunca tinha parado para pensar que maníaco (medo!) vinha de manias… Vejam só:

 

* Mania, palavra que vem do grego mania (loucura) é, para a Psiquiatria, o distúrbio mental caracterizado pela mudança exarcebada de humor, com alteração comportamental dirigido, em geral, para uma determinada idéia fixa e com síndrome de quadro psicótico grave e agudo, característico, embora não exclusivo (mania secundária), do Transtorno ou Distúrbio Bipolar e se caracteriza por grande agitação, loquacidade, euforia, insônia, perda da crítica, grandiosidade, prodigalidade, exaltação da sexualidade, e heteroagressividade.

 

A concepção vulgar, porém, trata como manias alguns hábitos que, entretanto, não são propriamente manias, em nada interferindo na vida individual ou social do indivíduo. Recebem este nome, por exemplo, alguns hábitos ou costumes caracterizados por alguma fixação, repetição exagerada de gestos, etc. *

 

Por favor, alguém conhece um drapetonamíaco? Sim, esse tipo de indivíduo tem a ‘mania’ de andar sem destino. Oi? E quem nunca conheceu aquele mala sofomaníaco? Que tem mania de ser mais inteligente que os outros.

 

Nem sabia, mas esporadicamente transformo-me em uma filopatridomaníaca porque desejo incontrolavelmente regressar a minha terra natal. Confesso sofrer também de opsonomania por chocolate amargo e purê de batatas (mania de apetite insaciável em relação a certas iguarias). É mole?

 

Queria eu ter amenomania toda segunda-feira. E juro por Deus que meu namorado insiste em dizer que sofro de verobmania. Implicância dele, claro.

 

Agora, vem cá. Quem tiver algum amigo nudomaníaco, por favor, me apresenta porque deve ser muito engraçado conviver com essa pessoa.

 

Veja aqui uma lista com algumas manias sérias e outras, nem tanto…

 

E você? Qual é sua mania mais bizarra?

 

 

Por May.

Uma resposta »

  1. Gente! Genial essas manias! A Marina conhece um nudomaníaco, Max…. Aliás… a gente tbm conhece…. hahahhaha

    E eu tenho uma tia que tem tecimania (mania de alisar, esfregar com as mãos ou o rosto tecidos de texturas distintas e/ou especificas), mas ela não esfrega o rosto não, pessoal. Ela tem mania mesmo de ficar passando a mão em td que é superfície diferente. E tem que passar as duas mãos! hahahah Bizarro, né?

Deixe uma resposta

