Castanhas, nozes e amêndoas são frutas?

Padrão

Sem idéia sobre o que postar, recorri à Ma-má, que me deu uma grande idéia: ‘Que tal um post sobre comidas?’. Me passaram várias coisas pela cabeça: 1. Como como mal. 2. Como comi pior ainda nesses dois últimos fds. 3. Como adoro comer. 4. Como como mal. Vejam que genial essa frase: “A comida é como os amigos. Assim como há o tipo de amigo com quem você pratica esportes, há aqueles com quem você vai a museus, com quem você troca confidências. Assim são os alimentos.” Esse é o nutricionista estadunidense, Jonny Bowden, que acabou de lançar um livro com os 150 alimentos mais saudáveis do planeta. Em uma entrevista para a revista Época, destacou os alimentos Top 10. Tive uma surpresa! Não como melhor pq não quero – e porque moro sozinha -. SIM. Dos 10 alimentos mais saudáveis do planeta (!!!), só não gosto de 2: folha de beterraba e goiaba. Porém, nem tudo são flores. Como uma representante dos 6 milhões de brasileiros que moram solitários, segundo pesquisa realizada pelo instituto Market Analysis, e publicada na Consumidor Moderno, ajudo a consumir cerca de 40% dos produtos embalados disponíveis nos supermercados. Esse número me assustou. E me fez parar para pensar um pouco. Me assustei mais ainda. Acho que uns 90% dos produtos que compro no supermercado são enlatados. Triste realidade. Vejam bem: chocolates, bolachas, requeijão, sucos de caixinha – os que não têm gominho porque me dão aflição -, molho de tomate enlatado, picles em conserva, palmito, batata frita, polenta, lasanha Sadia, salsicha, Danette, pipoca de microondas, etc enlatados.

 

Agora vejamos bem a lista dos 10 alimentos mais saudáveis do mundo. Mundo não, planeta. A sardinha ajuda o organismo a liberar o mercúrio. Ahn? Eu compro mais atum que sardinha… será que é semi a mesma coisa? Já o repolho, notem vocês, contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Oi? São as mesmas substâncias que causam as flatulências em exagero? Por que, né. O açaí, a goiaba e a cereja fresca… ok. Tudo que é fruta e tal… com cores vibrantes, naturais, fresquinhas… faz bem à saúde ZZzzzZz O problema é que ninguém merece comer goiaba. Fora o cheirão.

 

Daí o cara, nutricionista autor do estudo, diz que a folha da beterraba ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Olha, se me disserem que ajuda a proteger o corpo inteiro do envelhecimento, até topo tapar o nariz e engolir a casca da beterraba, que já é horrível sem casca, mas só os olhos?? Muito pouco. E a semente de abóbora então? Por que cargas d’água o ‘valor nutricional mais importante’ não está na própria abóbora? Na semente mano?

 

Daí vem a parte boa da coisa: chocolate meio-amargo. Eu, como boa opsonomaníaca por chocolate amargo, adorei a idéia de que esse alimento divino ‘diminui a pressão sangüínea e promove o bom funcionamento do sistema circulatório, além de ter altas concentrações de magnésio, mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo’. 300!!!!!! É ou não é divino? E as frutas oleaginosas – vulgas castanhas, nozes e amêndoas -? Não é que estão no Top 10?! Em 8º lugar, acho que por causa do elevado teor calórico. Mas adoro saber que quando comer demasiadamente essas frutas estarei consumindo algo bom além das muitas calorias. E, por fim, a canela. Nem preciso dizer: delicinha, além de, olhem só, ajudar a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue.

 

Bom… você deve estar se perguntando: se ela come 8 de 10 alimentos considerados os mais saudáveis do mundo, por que, no início do post, disse que estava triste ao perceber sua performance alimentar frente aos resultados do estudo? Respondo: o fato é que, dos 10 alimentos mais perigosos à saúde, como todos. E como é de imaginar, com muito mais freqüência. O 1º está lá: açúcar. Oi? Quem não come? Batata frita. Pérai, reconheço-a da minha lista mensal de supermercado, assim como refrigerante, salgadinhos, pão branco, salsicha, sorvete, macarrão instantâneo e margarina. Só o algodão-doce que só como quando vou ao circo. Menos mal.

 

Alguém aí conhece uma pessoa que mora sozinha e tem hábitos alimentares saudáveis? Preciso de um benchmarking.

 

Por May.

»

  1. mas…castanhas, nozes e amêndoas não são sementes????
    huahauahuahaua

    mano, adorei esse. além de mto divertido, está absolutamente científico.
    huahauhauhaua
    fora toda a abordagem empírica.

    e certeza que eu engrossaria essa porcentagem de gente que come comidas industrializadas se eu morasse sozinha!! mas, antes disso, eu queria mesmo era fazer parte desse primeiro dado (dos que moram sozinhos).
    hahaha

    espera uns 5 anos que eu darei meu parecer, maxuela!!!

  2. IUHAiuahuihauihauihiuahuiah

    Geeeente! Genial.

    Max, amei o post pelos mesmos motivos aí da Ma! Nem vale repetir. Mas me matou o: “Só o algodão-doce que só como quando vou ao circo”!!! Mano, quando é que vc vai ao circo, que não seja o du Soleil??? Ahahahahaha

    Sensacional!!!

    Mas confesso que tanta informação assim me deixou deveras preocupada… Se eu disser que – também tirando o algodão-doce – comi todos os itens mais perigosos pra saúde nessa última semana? Assusta mesmo, não? Ui.

    Beijo!

  3. Ok, my turn!

    O que mais me matou foi: Oi? São as mesmas substâncias que causam as flatulências em exagero? Por que, né.

    hahahahahahahahahahaha… aiai…

    Perfect esse post!

    Saudade!!!!! Ainda bem que nesse fds vai ter festinha pra gente se encontrar!!!!

  4. hahahahahahahahaha

    Me senti familiarizada com esse post!

    Não preciso nem dizer a quantidade de porcarias que eu como, morando sozinha…

    Só que, no meu caso, tem um agravante: minha mami é nutricionista! Ainda bem que ela não pega no pé… hahahahahahahaha

    Beijoooo

Deixe um comentário

